Faculdade a distancia

Em 04.10.2016   Arquivado em Dicas e mais

Hey amores, tudo certinho?

No post de hoje eu resolvi trazer de forma escrita tudo o que você precisa saber sobre faculdade a distancia.

Quem me acompanha sabe que devido a correria e principalmente a maternidade eu não consigo estudar presencialmente, por isso a alternativa foi o ead. Estou cursando o último semestre de Marketing, meu curso tem a duração de dois anos, e a faculdade escolhida foi a Unicid – Universidade Cidade de São Paulo, do grupo Cruzeiro do Sul.

Espero que possa esclarecer as principais duvidas de vocês e desmistificar de uma vez por todas o ensino a distancia que é tão trabalhoso quanto o presencial. Vamos lá?

Sobre o acesso ao conteúdo:

Todo acesso é feito pelo portal do aluno. Lá é possível visualizar os boletos e histórico de pagamentos, consultar notas e histórico de matérias cursadas, além de diversas informações sobre o curso e faculdade.

Pelo portal também é feito o acesso ao Blackboard, a área onde são disponibilizados os materiais de estudo.

Todas as matérias são disponibilizadas mensalmente a cada semestre. Tenho os intervalos de férias normalmente, assim como nas aulas presenciais.

Cada matéria é dividida geralmente em 6 módulos, cada um com seu tema, exercícios e fóruns. Geralmente no segundo módulo ao invés de ser disponibilizado um fórum de debate, é solicitada a entrega de um trabalho. Esse trabalho deve ser feito seguindo as normas da ABNT, e as regras solicitadas pelo professor.

Cada matéria tem seu tutor com quem pode-se tirar dúvidas através do Fale com seu Tutor, no Blackboard.

Todo conteúdo (trabalho e exercícios) tem datas para serem entregues, e ao final do bimestre são marcadas as provas das matérias já cursadas. O agendamento é online, porém a prova é presencial.

Estágio:

No meu curso o estágio não é obrigatório, porém preciso concluir as horas complementares, aquelas que se cumprem indo a exposições, cinema, etc. Porém isso não impede que você faça, caso consiga um estágio a entrega funcionará da mesma forma que um estágio de curso presencial.

TCC:

O temido Trabalho de Conclusão de Curso também funciona diferente no curso a distancia. Como ainda não terminei a faculdade também não sei informar ao certo, sei somente que ele é substituído por um Projeto Multidisciplinar. Mas fiquem tranquilos que assim que eu concluir essa etapa eu volto para contar a vocês com funciona.

DP:

Sim, é possível pegar DP no curso a distancia, posso dizer isso a vocês por experiência própria! rs

A DP deve ser incluída na rematrícula para cursar no semestre seguinte, e a matéria será cursada novamente, da mesma forma que as demais (exercícios, trabalhos, provas, etc).

Provas:

O agendamento de prova é online e feito nas datas que a faculdade determina, ou seja, perdeu a data de agendar vai para a prova de recuperação direto. A prova é feita presencialmente nos dias e horários disponibilizados pela faculdade. Geralmente são 4 questões múltipla escolha e uma dissertativa.

Caso você não atinja a média necessária para fechar a matéria (somando provas, trabalhos e exercícios), você terá uma segunda chance fazendo a prova de recuperação, onde prevalecerá a maior nota. Caso atinja a média você é aprovado, e caso não atinja… parabéns você ganha uma DP.

Perdeu o dia da primeira prova vai direto para a recuperação. Não há possibilidade de pagar para fazer uma prova a parte.

Também não são cobradas nenhuma taxa para fazer as provas, okay?!

Tirar dúvidas:

Como eu já falei, para tirar dúvidas com o tutor existe um campo na área do aluno em que você pode fazê-lo, mas bem direi a verdade, as vezes o tutor demora muito para responder, então o jeito mais rápido é fazendo pesquisas na internet ou indo até o polo falar com um professor que é disponibilizado em dia e horário determinados justamente para estes casos.

Outras informações:

  • É possível baixar o material teórico do curso para estudar off-line. Você pode imprimir as apostilas ou visualiza-las no celular, tablet, etc.
  • A faculdade sempre marca no inicio das aulas, um dia para ensinar os alunos ingressantes a utilizarem o sistema. Não perca essa oportunidade, pois lá são tiradas muitas dúvidas sobre o sistema e métodos de notas.
  • As videoaulas não somem após serem assistidas. Elas ficarão disponíveis por todo o tempo que você cursar a matéria para assistir quantas vezes quiser.
  • A alteração de curso presencial para ead, ou ead para presencial sempre acarretará na perda das matérias cursadas devido a carga horária ser diferente.

Desmistificando:

  • Os benefícios de quem cursa a graduação ead são os mesmos de quem cursa presencial (carteirinha de estudante, meia entrada, etc);
  • Os alunos de EAD tem maior capacidade de compreensão de textos, já que leem muito durante o curso;
  • O diploma de quem faz cursa a distancia é o mesmo do curso presencial;
  • Quem faz EAD também tem colação de grau (vai usar chapeuzinho sim!).

Bom coisinhas, por enquanto é isso! Gostaria de lembrar que todas essas informações são de acordo com a faculdade onde eu estudo, e tudo pode mudar conforme a universidade e o curso, ok?!

Num próximo post eu falarei sobre minha rotina e organização de estudos.

Caso eu tenha esquecido de mencionar alguma coisa ou vocês tenham alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários pra mim, ok?

Tem também um vídeo onde eu explico melhor sobre esse universo EAD, para assistir clique aqui.

Beijinhos e até a próxima 😉

assinatura 2