PapoMamãe: Quadro de Disciplina

Em 04.08.2016   Arquivado em Casa e Filhos

Olá meus amores, tudo bem?

Qual mamãe não enfrenta a fúria de malcriações de seus pequenos, hein? rsrs

Pois é… todas as crianças durante seu aprendizado de vida tem seus momentos, digamos, “rebeldes”, e quando isso acontece muitas vezes ficamos sem saber como agir.

Bater não soluciona o problema, somente coloca medo e não respeito. Castigo é uma opção, mas nem sempre é eficaz se a criança se “acostumar” a ficar no cantinho sempre que fizer algo errado.

Pensando nisso eu decidi juntamente com meu marido a seguir por outro caminho: o quadro da disciplina.

E como funciona isso?

Nada mais é do que uma lousa (como um calendário) onde o Pedro é avaliado dia a dia. Se ele se comporta ganha uma estrela, mas se ele desobedece ganha logo um X bem grande rs

No final do mês nós contabilizamos, se tiver mais estrelas do que X ele ganha um presente, mas se a quantidade de X for maior que a de estrelas ele perde um brinquedo. (Nossa parece até uma equação rsrsrs)

E tem funcionado?

Tem sim! Claro que se trata de um sistema de barganha, ou seja, eu fico negociando com ele o tempo todo. Começou a fazer malcriações eu digo: Olha o X!!! e pronto, o comportamento muda na hora!

 

O que é importante saber?

Primeiro você deve cumprir o prometido. Se for pra dar presente DÊ o presente (pode ser um brinquedo, um passeio, etc), e se for pra guardar um brinquedo… GUARDE!

Isso faz com que a criança acredite em você e saiba que o assunto é sério.

Segundo, se trata de um sistema de barganha, mas isso não significa que você não deva conversar com seu filho e educa-lo. Ele tem que entender que o comportamento dele é errado e aprender como fazer o certo.

E pra usar esse sistema é preciso ser organizado, todos os dias marcar o comportamento sem deixar passar nenhum!

Também não é necessário utilizar especificamente uma lousa, pode ser um quadro branco, lembretes de geladeira, sulfite, cartolina e etc.

Lembrando que essa é apenas uma sugestão para você usar caso tudo o que tenha tentado falhou! Funciona comigo, porém não quer dizer que vá funcionar com você, é preciso testar e se não der certo partir para outro método.

Crianças são incógnitas e mudam muito de uma para outra.

Mas espero que tenha ajudado com esse post.

Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários que responderei com o maior prazer!

Por hoje é só.

Beijinhos e até a próxima!